Amplificador de Headphones para Guitarra


Fiz este pequeno amplificador, para suprir as necessidades do meu filho.  As vezes ficava observando, ele tocando a guitarra de forma "acústica", acompanhado pelo MP3, muitas das vezes, diante do computador, repetindo várias vezes a mesma música até aprender.

Em algumas ocasiões, eu (que não toco guitarra) achava que ele estava exercendo muita "pressão" nas cordas para poder ouvir a guitarra não plugada, já que estava com os phones do MP3.  Mesmo ele dizendo que não, e que "pegada" era a mesma, estando a guitarra plugada ou não, ainda assim eu cismava que se ele estivesse ouvindo a guitarra plugada exerceria menor "pressão nas corda".

O que fiz, foi pegar vários circuitos que já vi fórum http://www.handmades.com.br, do qual participo e juntar para fazer este amplificador para phones.

- Peguei emprestado o buffer do "Ruby Mini-Amp", sequestrei o controle de tone do "Big Muff", e adicionei um pré com BC549, depois juntei com o amplificador para phones de exemplo no datasheet do TDA2822.

Um amplificador com o TDA2822, é mais que suficiente em termos de volume para um amplificador para Headphones.  Em algumas caixas de PC mais econômicas, normalmente são usados estes integrados, desta forma, se quiser plugar um par de caixas no amplificador, no lugar do headphones terá volume suficiente para fazer bastante "barulho" (quase 1W de potência, com 9V). 






Estas são as fotos do protótipo, que está totalmente funcional.  Estes capacitores e o resistor por baixo da placa, foram os ajustes necessário para diminuir o ganho do amplificador da guitarra e a interação do mixer, quando se atuava no controle de volume do mp3.  No pdf com o layout final, esta correção já está inclusa e não fica componente nenhum por baixo da placa.

A diferença em relação ao protótipo está só na parte da entrada de MP3, que troquei a posição dos capacitores de acoplamento do sinal (são aqueles vistos por baixo da placa na segunda foto).  Como o potenciômetro de volume do MP3 atuava direto na entrada do amplificador, atenuando todo o sinal, não deixava o sinal da guitarra passar, quando ele estava fechado.

Assim como reloquei os capacitores e resistores da entrada de MP3, e o capacitor do pino 8 do TDA2822.  Portanto, nada na parte de guitarra ou tone.  Dá para comparar com as fotos.  O novo layout já foi testado.


Aqui está o link com o pdf do layout, caso alguém deseje montar:

Para evitar que seja ligado de forma acidental, ou mesmo seja esquecido ligado, e acabe descarregando a bateria, não foi colocado interruptor liga/desliga.  Esta função ficou no próprio jack de entrada da guitarra, portanto o amplificador só liga quando o plug da guitarra é inserido.

Inicialmente o amplificador estava alojado em uma caixa de plástico, que é a mais fácil e comum de encontrar em qualquer loja de eletrônica.

Mas resolvi dar uma personalizada e fazer algo mais pessoal.  Então pequei umas sobras de madeira para fazer um pequeno gabinete, aproveitei ainda para fazer um retrofit num headphone que foi distribuído numa promoção na época do Rock'in Rio.  Acabei gostando do resultado.







A pedidos, estou acrescentando outras fotos da fase intermediária da construção do Headphones.


















30 comentários:

  1. Luis Moronary, Obrigado pela visita!

    É normal os pais babarem em suas crias.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que massa, muito legal mesmo. Começando fazer em 3,2,1....

    ResponderExcluir
  4. Ray Silva, obrigado pela visita.

    Pode fazer, com certeza você vai gostar do resultado, e principalmente do seu baixo custo.

    Depois dê retorno, dizendo o que achou do pequeno amplificador.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Alfredo tudo bem? Será que você não teria o schematic deste circuito aí não? É que tenho um carregador de celular aqui de 5v e daí ia colocar um chopper para subir pra 9v e uma entrada micro USB e tambem deixar tudo numa PCI só.
    Caso tenha, poderia me encaminhar por email? atosray@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Ray Silva.

    O esquema elétrico, e o layout está no pdf do link acima, que consta no texto, é só baixar.


    "Aqui está o link com o pdf do layout, caso alguém deseje montar:
    http://www.4shared.com/office/RnYeQl9Sba/Esquema_V1-1_Final.html "

    Boa sorte,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Alfredo, não seria o esquema elétrico nem o layout, seria o arquivo de computador onde tem o circuito, é que iria acrescentar umas coisas nele e desenhar tudo numa placa só

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Ray Silva;

    Este circuito foi feito no "corel" que é um editor gráfico, e não em editor de circuito impresso.

    ResponderExcluir
  9. Muito bm deu trabalho! Tenho cm cm este tda desde a década de noventa, exatamente 96. Retirei de um radinho.
    Faço tbm cm o tl 386 mais so uma saída.

    ResponderExcluir
  10. Baixei o esquema, como tenho tudo aqui vou montar .. montei a placa do cubo e gostei . Amigo , dias atrás peguei aquele projeto da mini twin da fender , e tinha também um "mod" para usar o outro operacional para fazer o controle de graves , médios e agudos, gostei tanto do resultado que deixei uma saída do pré para ligar em amp com mais potencia também . Eu uso aqui para elaborar as placas o RIMU pcb , se vc tiver posso enviar o layout para vc . Vc que gosta de amplificador, e bajula seu Filho rs, tenho um projeto muito interessante de um amp com um pré maravilhoso , e um toda 7293/4 no power , com saída balanceada, loop ... Esse projeto original saiu em uma revista Elektor Portuguesa , na década de 80 ou 90 ... já montei e amei . Já mexi em muitos cubos etc etc, mas pouco com a qualidade desse . Se vc quiser tenho esquema , tenho a placa para impressão , lista de peças ... Perdi a revista, mas depois de muita e muita procura encontrei na net .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops errei ... TDA 7293 /4 au invés de toda saiu "toda"

      Excluir
    2. Marcial, mais uma vez obrigado.

      Se puder manda para mim, este amplificador que você falou. manda para alfredopadrao(aquela letra esqusita)gmail.com

      Estou a procura também de um cubo com o pré valvulado e power a transistor ou mosfet.

      Abraços,
      Alfredo

      Excluir
  11. Ola,estava querendo inserir uma saida para fones de ouvido em uma caixa amplificada para guitarra, mas até agora nao encontrei alguma teoria de como possa fazer isso. Como achei que fosse algo simples estava procurando como fazer por conta propria,vc saberia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, o que posso lhe dizer é que preferencialmente, esteja com o esquema elétrico da sua caixa em mãos, para que possa comparar com outra que já tenha o que quer fazer.

      Desta forma, comparando os esquemas você poderá fazer o que quer.

      Já abriu a caixa para ver se por acaso já existe esta previsão na placa de circuito impresso?

      Em algumas caixas; mesmo não vindo montado, existe espaço deixado para isto.

      Abraços,
      Alfredo

      Excluir
    2. Muito obrigado Alfredo, vou desenrolar o esquema eletrico da caixa e ver o q dá p fazer.

      Excluir
  12. Marcelo,Obrigado pela visita e volte sempre.

    Se puder dê uma olhada no meu outro Blog: http://sobrasdemadeiras.blogspot.com.br/

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  13. Olá. Primeiramente parabéns pelo projeto e por disponibilizar abertamente, tem me ajudado muito. Montei o Mini Amplificador para utilizar como amplificador portátil com bateria 9v. O detalhe é que não estou conseguindo utilizar em estéreo, tenho 2 falantes mas só sai som em uma das saídas. Minha dúvida é se teria como utilizar em Bridge para dobrar a potência em um único canal ? ou se faz parte do projeto a entrada da guitarra sair em mono ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Cisso, Obrigado pela visita.

    Vamos por partes:
    1º - Mesmo com a guitarra sendo mono o sinal tem que sair nos dois canais; pois o controle de volume para entrada da guitarra injeta o sinal da mesma nos dois canais do amplificador. O sinal quando sai do potenciômetro de volume, se divide através de dois resistores de 10K e vai para os pinos 6 e 7 do integrado amplificador. Se só sai em um canal, você tem que verificar uma destas linhas.

    2º - Quando injeta sinal na entrada de MP3, sai som nos dois canais?

    3º - Até dá para usar em Bridge, caso você saiba como alterar o projeto, mas vai perder a função principal para o qual ele foi projetado, que é amplificador para Headphones (estéreo) e para estudo. Com quase 1W de potência em phones de ouvido é muito volume; mesmo que utilize um par de caixas de som. ainda assim terá volume suficiente.
    OBS: Este integrado é muito usado nas caixas de som de PC de menor potência.

    Finalmente, verifique se tem som nos dois canais quando usa a entrada de MP3, e depois dê retorno.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo.

      Obrigado pelo retorno.
      Fiz a revisão dos componentes e das trilhas, parece estar tudo ok, mas nada do som estéreo. Fiz o teste com a entrada da guitarra e do mp3, com fone de ouvido e 2 falantes. O Input 1 sai apenas um ruido baixo.
      Estou desconfiado do CI estar com problema pois quando ligo na fonte 9V dc 500ma o TDA2822 esquenta muito a ponto de dar cheiro de queimado.
      Infelizmente não tenho outro tda2822 sobrando para testar e nas lojas também não encontrei.
      Assim que tiver a solução para o problema darei um retorno talvez outros tenham o mesmo problema.

      Excluir
  15. Ok, Cisso. Torço para que consiga resolver; mas pelo que relatou, tudo indica que seja realmente o integrado com problemas.

    Quanto ao Layout, pode ficar tranquilo, que o mesmo está testado e não contém erros. Como relatei acima no texto de descrição, este Layout foi postado originalmente no fórum Handmades em 05 de Novembro de 2013. Este layout finalizado "FOI TESTADO" por rafafelix em 26/11/2014, que é membro do fórum; inclusive ele também montou um para um amigo baixista e relatou que gostaram do resultado também no Baixo.

    Deixo aqui o link original lá do fórum: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5882.0

    Talvez tenha que se cadastrar para ter acesso total ao fórum.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  16. Olá amigo. Estou dando um retorno para agradecer pela atenção e pela ajuda. O problema foi resolvido. Bastou a troca do CI TDA2822 e funcionou perfeitamente. Gostei muito do projeto, adicionei no circuito um pedal réplica do RAT da TonePad e ficou incrível o resultado, muito bom mesmo. Os amigos que mostrei o mini ampli ficaram surpresos com a qualidade e a potência, visto o tamanho reduzido e a mobilidade com bateria 9v. Perfeito para levar em acampamentos e viagens. Mais um vez parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Cisso!

    Que bom que resolveu; e obrigado pelo feedback. Realmente é um amplificador bem versátil, e com a customização que você deu, deve ter ficado muito bacana.

    Caso queira adicionar algumas fotos do seu amplificador, é só me enviar que eu posto aqui.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!!! Belo circuito!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Marcelo,

    Obrigado pelos elogios e pela visita!

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
  20. Olá Alfredo, boa tarde

    Gostei muito da montagem do amplificador de fones, principalmente o visual, o estilo retrô ficou lindo.
    Eu tenho um contrabaixo e estou aprendendo a tocar, além de ser um entusiasta da eletrônica,como comecei a aprender agora não quero investir em um cubo para estudos por achar que não compensa, penso eu que projetos como esse amplificador atenderiam melhor a minha necessidade em um primeiro momento.
    A minha dúvida seria a seguinte, posso usar esse amplificador para o baixo ao invés de uma guitarra sem ter que fazer alguma alteração nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tiago! Desculpa pela demora na resposta. Não sei se chegou a montar o amplificador. Da forma como está; alguns colegas que montaram, deram retorno informando que plugaram um "baixo" e se surpreenderam com os resultados. Mas se quiser refinar basta trocar os capacitores de acoplamento para 220nF.

      Abraços,
      Alfredo

      Excluir

Comente aqui...